Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Escolher a profissão ajuda a motivar estudos; especialista dá dicas para decidir

Por que adolescentes gostam de estudar ouvindo música e de falar durante a aula? Comportamentos considerados como parte da "rebeldia" da juventude podem ser explicados pelas mudanças biológicas que estão em curso nesta fase da vida. De acordo com o psicólogo e orientador educacional Ivo Carraro, "na puberdade, que ocorre entre os 10 e os 13 anos, o corpo cresce rapidamente e entram em ação os hormônios da puberdade. Para dar conta disso, o cérebro se transforma". As transformações só terminam aos 30 anos.

Leia a reportagem completa e confira as dicas do especialista, acessando

sábado, 6 de novembro de 2010

Veja a resolução comentada da Prova do ENEM 2010

Acesse http://vestibular.uol.com.br/correcaoonline/6163-2-home.jhtm e tenha todas as questões da provas do ENEM 2010, referente a sábado, 06 de novembro de 2010, comentadas.

Enem 2010: prova do sábado foi trabalhosa e cansativa

A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, realizada neste sábado (6), teve grau de dificuldade de médio para fácil. Mas a extensão da prova – 90 questões distribuídas em duas áreas de conhecimento e cinco disciplinas (ciências humanas – geografia e história; ciências da natureza – biologia, química e física) – tornou a tarefa exigente. Esta é a avaliação do coordenador do curso e colégio Etapa, Edmilson Motta. O educador aprovou a transição para o novo modelo do Enem, que acrescentou aos objetivos de mensurar competências e habilidades o conhecimento de conteúdos, medida iniciada no ano passado e consolidada na prova deste sábado. “Em geral, as provas foram diversificadas e abrangentes nas temáticas de cada disciplina, exceto a prova de biologia em que predominou ecologia”.

Fonte:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vestibular UFSC 2011 tem 34.910 inscritos

Chegou a 34.910 o número de inscritos ao Vestibular UFSC 2011, segundo levantamento concluído pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). Isso representa um acréscimo de 6,8% em relação ao concurso anterior, quando houve 32.524 inscrições. Também subiu de 5,4 para 5,93 a relação candidato/vaga, o que pode ser explicado pelo aumento da quantidade de inscritos e também pela redução do número de vagas, que foi de 6.021 (em 2010) para 5.881 (2011).

De acordo com o presidente da Coperve, professor Julio Szeremeta, os candidatos têm até o dia 25 de novembro para confirmar ou alterar dados relativos a endereço, cidade onde desejam fazer as provas e informações cadastrais. Até essa data, eles também podem trocar a opção de curso. A partir daí, a comissão terá condições de divulgar a relação candidato/vaga por curso, mostrando quais são os mais concorridos e com quantos postulantes o candidato terá de disputar a vaga.

As provas do Vestibular 2011 estão marcadas para ao dias 19 (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia), 20 (História, Geografia, Física e Química) e 21 de dezembro (Redação).
Como ocorreu no ano passado, a UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que será realizada no próximo fim de semana – como percentual de 20% no Vestibular 2011.

Fonte: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=24333&url=ufsc. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.vestibular2011.ufsc.br e www.coperve.ufsc.br, e ainda no telefone (48) 3721-9200.

Inep lista erros mais comuns na hora de fazer o Enem

No próximo fim de semana 4,6 milhões de estudantes farão o Enem. Preparo, concentração e horas de sono são as dicas mais recorrentes. Mas pequenos detalhes, como a assinatura no lugar correto, a atenção com as cores das provas e o uso de caneta podem anular a prova - e fazer com que o aluno fique sem nota.

Fonte: http://www.estadao.com.br/ por Felipe Mortara em 03.11.2010.

Candidato precisa fazer leitura seletiva em prova do Enem

Exame exige do candidato que saiba como ler textos com rapidez, para garimpar palavras-chave e respostas sem perder tempo.

Prova comprida, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa no próximo sábado, vai exigir dos candidatos esforço de interpretação, leitura rápida e seletiva dos enunciados e atenção ao conteúdo cobrado.

Mesmo com recomendação do próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, para que os enunciados das questões fossem "mais enxutos" neste ano, como o Estado informou, a prova continua com características de uma maratona - são 180 questões em dois dias.

Para enfrentar o desafio, alguns alunos já traçaram suas estratégias, orientados por professores de escolas e cursinhos. Segundo Tadeu Terra, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino COC, para se dar bem é preciso saber como ler os enunciados. "A leitura da prova deve ser como a de jornal. Tem informações que não são relevantes, tem de fazer uma leitura seletiva", diz.

Fonte: O Estado de São Paulo.


Vagas via Enem crescem entre universidades federais

As universidades federais que utilizarão o Sisu como uma das formas de seleção aumentaram de 24 para 39 (crescimento de 62,5%) neste ano, aponta balanço do MEC (Ministério da Educação). Aplicado pela primeira vez em 2009, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tenta acabar com o vestibular --a escola coloca suas vagas no sistema, e o aluno disputa o posto com base na nota do Enem, que será no fim de semana. Responsável pelo sistema, o ministério estima que o número de postos no Sisu suba de 47 mil para 83 mil. Uma das instituições que entrou no sistema neste ano foi a UFSCar (federal de São Carlos). Já a Unifesp (federal de SP) aumentou os postos disponíveis no programa, mas continuará fazendo prova adicional para cursos concorridos, como medicina.

Related Posts with Thumbnails