Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"O Primeiro Vestibular"


Nervosismo, indecisão e a expectativa do pai foram fatores que pesaram no dia em que a atual secretária de Educação do Rio, Claudia Costin, fez a prova.

"A escolha do meu curso foi algo marcante e influenciou meu estado de espírito no dia de prestar o vestibular. Era, à época, apaixonada por duas coisas interligadas: a transformação da sociedade (que, na minha visão da época, deveria passar por uma revolução socialista) e a educação. Lia tudo sobre a área e decidira que este seria meu caminho profissional.


Leia a reportagem na íntegra acessando http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,artigo-o-primeiro-vestibular,629747,0.htm

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aluno estuda sete horas semanais fora da classe


As mulheres parecem se dedicar com mais afinco ao estudo extraclasse. Segundo o Datafolha, elas estudam, em média, 7,8 horas semanais, enquanto eles ficam na marca das 6,7 horas. A recomendação de especialistas é que, para cada hora em sala, o profissional dedique duas ou três horas a leituras extras. A empreitada demanda planejamento e disciplina, aponta Beatriz Maria Braga, professora da área de gestão de pessoas e de carreira da FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo).

Fonte: Folha de São Paulo, 17/10/2010 - São Paulo SP

domingo, 17 de outubro de 2010

Professor, profissão fascinante

O 15 de outubro, Dia do Professor, foi uma data oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14/10/1963. O decreto define a essência e a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar alunos e as famílias”. O que é ser professor? Todo o professor é um educador? Segundo Ivo Juliato: “Enquanto o professor forma o profissional, o educador prepara o cidadão; enquanto o professor ensina a ciência, o educador sensibiliza o coração e a alma; enquanto o professor explica a gramática e expressões numéricas, o educador imprime princípios e atitudes. Por essas e outras razões, todos os professores devem, aos poucos, se tornar educadores”.
Fonte: Gazeta do Povo, 15/10/2010 - Curitiba PR

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Profissões do Futuro

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG mapeou uma lista com 80 profissões do futuro, buscando traçar ainda o perfil desses profissionais a partir de estudos das tendências de mercado e de entrevistas com pesquisadores e professores de várias áreas. (...) A nanotecnologia é outro campo com grande potencialidade. Destaque para profissionais como o nanotecnólogo - capaz de projetar microrrobôs para as mais diversas finalidades, de explorações geológicas a operações no corpo humano, ou o nanocirurgião – professional que saberá operar esses nanorobôs para realizar intervenções cirúrgicas.

Para ler mais sobre este assunto, acesse: 

Related Posts with Thumbnails